Quando está diante de pensamentos negativos, costuma ter comportamentos como estes a seguir?
1. Procura distrair-se imediatamente com outras atividades, como assistir a uma série, ler um livro, trabalhar ou verificar as redes sociais.
2. Substitui os pensamentos negativos por pensamentos positivos e frases motivacionais o quanto antes, ou ainda tenta “empurrar” os pensamentos desconfortáveis para outro lugar.
3. Faz coisas que trazem uma sensação de entorpecimento, como beber álcool, usar drogas/medicações e dormir em excesso.
As estratégias citadas são utilizadas com muita frequência, e algumas parecem surtir efeito no momento, mas não são eficazes a longo prazo. Elas não permitem o contacto com o que estes pensamentos representam, e não dão espaço e tempo para que eles sejam processados adequadamente. Se fugirmos sempre que um pensamento negativo aparece, vamos continuar não sabendo como lidar com ele de forma saudável.
É preciso questionar-se: por que eu quero controlar/livrar-me desse pensamento? Às vezes, os pensamentos que mais queremos eliminar são os que requerem maior elaboração e atenção.
O significado de controle é “ter domínio sobre algo” – mas como vamos ter domínio de nós próprios quando associamos isso a excluir o que é negativo? Afinal, não somos compostos apenas por pensamentos alegres e confortáveis.
Ter pensamentos e sentimentos negativos é completamente normal e mesmo inevitável, e não é tentando evitá-los que vamos aprender a lidar com eles. Antes de tentar simplesmente se livrar, é preciso reconhecer que existem.
Usar estratégias de controlo uma vez ou outra é comum e pode ser inofensivo, mas, quando utilizadas em excesso ou direcionadas a pensamentos com grande carga emocional, podem acabar tendo o efeito contrário.